sábado, 16 de maio de 2009

O Renascimento Científico

No estudo e no conhecimento da natureza também surgiram novas reorisas, como o heliocentrismo. Proposta por Nicolau Copérnico, essa teoria afirmava que o Sol ocupa o centro do Universo e a Terra gira ao seu redor.
Isso era um absurdo para a maioria das pessoas de então, pois, olhando para o céu tem-se a impressão de que o Sol é que se move ao redor da Terra. O heliocentrismo também era chocante para essa época porque contrariava a teoria de que a terra era o centro do Universo, proposta pelo filósofo Claudio Ptolomeu no século II e aceita desde a Antiguidade.
Em 1543, no mesmo ano em que Copérnico publicou suas idéias, Andeas Vesalius publicou Sobre a Estrutura do Corpo Humano. Com base no que observou dissecando cadáveres, Vesalius defendeu que o centro das emoções não era o coração (como pensava o filósofo Aristóteles no século IV a.C.), mas o cérebro e os nervos.

No centro, o Sol

As idéias de Copérnico foram combatidas pela Igreja católica por vários séculos. No ´seculo XVI, Giordano Bruno foi condenado à morte na fogueira por defender idéias semelhantes. No início do século XVII, as teorias de Copérnico foram testadas por Galileu Galilei. Observando o movimento dos planetas, Galileu confirmou algumas das teorias de Copérnico e publicou livros relatando suas edscobertas.
Galileu também foi perseguido por membros da Igreja que sentiam sua autoridade ameaçada por novas teorias. Ele negou publicamente suas idéias para não morrer na fogueira. Em 1979, mais de três séculos depois da perseguição a Galileu, o papa João Paulo II ordenou um reexame do processo contra Galileu e, em 1992, reconheceu o erro do Vaticano na época.

Fig.1: De humani corporis fabrica (p.372) (1543) de Andreas Vesalius.